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Título: As concepções de educação ambiental subjacentes aos discursos docentes e discentes : do arcabouço jurídico ao cotidiano
Título em inglês: The underlying concepts of environmental education to students and faculty speeches: the legal framework to the everyday
Autor(es): Paim, Igor de Moraes
Orientador(es): Nojosa, Diva Maria Borges
Coorientador(es): Verola, Christiano Franco
Palavras-chave: Formação de professores
Educação ambiental
Ecologia
Biologia
Data do documento: 2011
Citação: MORAES, I. P. (2011)
Resumo: O problema da educação ambiental é complexo e plural em suas características e pungente em sua importância, frente à crise socioambiental instaurada em todo globo. Perquirir tal temática demanda compreender o processo acadêmico em educação ambiental, assim como as concepções tidas pelos docentes e como os mesmos desenvolvem seus trabalhos no campo, em especial no Estado do Ceará. Partindo-se do pressuposto que toda educação deve ser ambiental, surgiu o interesse de investigar as concepções acerca desse tema presentes nos discursos de professores e alunos, confrontando com o arcabouço legal vigente, lei 9.795/99, texto constitucional, além de documentos internacionais específicos do campo. Nesse ínterim, buscou-se iniciar a pesquisa com um estudo crítico, sistemático e axiológico dos respectivos documentos, com ênfase especial na política nacional de educação ambiental (PNEA), extraindo-se do conteúdo da mesma, a definição, princípios, objetivos e execução da EA. Tal interpretação conduzida no primeiro capítulo justifica sua importância para situar na dimensão normativa os conceitos legais e filosóficos que orbitam nessa seara. No segundo capítulo os esforços foram concentrados em se fazer uma tessitura dos fatores que obstam a execução a EA, tidos nesse trabalho como desafios na formação de educadores ambientais. A discussão objetivou-se em estabelecer os limites e as possibilidades de execução da EA e da própria formação docente no setor. No terceiro capítulo, apresentou-se o resultado de uma pesquisa do tipo levantamento de dados, cujos instrumentos foram questionários aplicados a acadêmicos e professores. Sendo 176 acadêmicos da Universidade Federal do Ceará de diversos cursos, inclusive aqueles que não são de licenciatura, visto que a EA deve ser transversal no ensino formal. E a 49 professores em exercício no mesmo Estado (Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Sobral e Crateús), cujo objetivo foi avaliar a amplitude de suas concepções sobre ambiente, educação ambiental, conhecimentos acerca de documentos importantes e sobre suas práticas na área. Destarte, tal coleta de dados possibilitou rico material de análise que desvelou o contexto da concepção de discentes e docentes quanto a EA, além de melhor compreensão dos tipos de atividades realizadas nesse âmbito nos espaços formais de ensino e saber. No último capítulo foi apresentado um produto que consta no site “Educadores Ambientais” (www.educadoresambientais.com.br) cujo intento é disseminar a EA e corroborar com a formação de educadores ambientais.
Abstract: The problem of environmental education (EE) is complex and plural. It also has a worrying importance when faced to the socio-environmental crisis spread in the globe. Investigating such theme demands an understanding about the EE academic process, as well as the teachers‟ conceptions about it − built in their jobs on the camp − especially in Ceará State. Having in mind that all kind of education must be environmental, we got quite interested to investigate the conceptions about that issue in the speech of teachers and students, confronting with the current legal framework, law 9.795/99, constitutional text, besides specific international documents of the camp. This study was developed based on a critical, systematic and axiological way of analyzing the already mentioned documents, with special emphasis on the National Policy of Environmental Education (PNEA) − where definition, principles, objectives and execution of environmental education were taken from. The first chapter points out the normative dimension of the legal and philosophical conceptions found in EE. The second chapter analyses the factors that make the execution of EE difficult, considered − on this research − as a challenge on the training of environmental educators. The discussion aimed establishing the limits and possibilities on the execution of EE and teacher training. The third chapter presented the results of a collecting data research where questionnaires to academics and students were the instruments analyzed. 176 academics from different courses of the Federal University of Ceará (UFC) − including the ones who don‟t teach in training for teaching undergraduate courses whereas EE must be transversal in formal education answered the questionnaire. The objective of analyzing the answers of 49 professors from the same state (Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Sobral e Crateús) was evaluating: the amplitude of their conceptions about the environment, EE, knowledge about important documents, and their practices in the area. The answers of those questionnaires revealed the context of teachers and students in EE conceptions. They also helped us to better understand the different kinds of activities used in EE in formal education. The last chapter presented the web site: “Environmental Educators” (www.educadoresambientais.com.br) whose objective is spreading EE to support environmental educators‟ formation.
Descrição: PAIM, Igor de Moraes. As concepções de educação ambiental subjacentes aos discursos docentes e discentes : do arcabouço jurídico ao cotidiano. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1531
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