Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15454
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conceito de práxis e a crítica marxiana da ideologia em Theodor Adorno
Autor(es): Rech, Hildemar Luiz
Palavras-chave: Práxis;Razão instrumental;Consciência crítica;Negatividade dialética;Emancipação
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: RECH, Hildemar Luiz. O conceito de práxis e a crítica marxiana da ideologia em Theodor Adorno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30/31, v. 1/2, n. 56/57/58, p. 137-149, 2008/2009.
Resumo: O presente texto apresenta uma análise do conceito de práxis de Adorno. Tanto a teoria, baseada na razão instrumental, como a práxis, fracassaram no contexto da modernidade tardia, segundo Adorno. Quando a teoria cede ao pragmatismo e a práxis é deficiente e falha, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências, carências e equívocos. Assim, a teoria crítica cabe iluminar a razão, na contracorrente da razão instrumental e abrir caminho para a ação emancipatória, mediante uma práxis autêntica, a contrapelo a todas as formas de má consciência. Por fim, o presente artigo mostra como a evolução do conceito de práxis em Adorno está em grande parte relacionada com a mudança em sua teoria ocorrida por volta de 1950, quando refaz sua relação com a crítica marxiana da ideologia e expõe a sua concepção de dialética negativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15454
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_hlrech.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.