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Type: Dissertação
Title: Elaboração e validação de vídeo educativo para adesão de mulheres com prolapso de órgãos pélvicos ao uso de pessário vaginal
Title in English: Preparation and validation of educational video for membership of women with pelvic organ prolapse pessary vaginal to use
Authors: Bezerra, Karine de Castro
Advisor: Oriá, Mônica Oliveira Batista
Co-advisor: Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Keywords: Prolapso de Órgão Pélvico;Terapêutica;Estudos de Validação
Issue Date: 2016
Citation: BEZERRA, K. C. Elaboração e validação de vídeo educativo para adesão de mulheres com prolapso de órgãos pélvicos ao uso de pessário vaginal. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estudo teve como objetivo elaborar e validar um vídeo educativo para a promoção da adesão de mulheres com prolapso de órgãos pélvicos ao uso do pessário vaginal. Tratou-se de uma pesquisa metodológica. Para realização do estudo, seguiram-se duas etapas: elaboração e validação do vídeo. Na construção do vídeo foram seguidas três fases: pré-produção (sinopse, argumento, roteiro, storyboard), produção e pós-produção. Para a construção do material educativo proposto, primeiramente foi identificado o perfil do público alvo para ser estabelecido o conteúdo e a linguagem do vídeo. Durante essa fase, a pesquisadora acompanhou por 12 meses um ambulatório de uroginecologia o qual ofertava o tratamento com pessário, tendo acompanhado 17 mulheres que utilizavam o dispositivo. Identificou-se que as principais dificuldades das mulheres quanto ao uso do pessário consistiam pelo domínio do conhecimento, consequentemente elas não aderiam ao tratamento ou o interrompiam após aceitar inserir o dispositivo. Para a validação de aparência, conteúdo e técnica do roteiro e do vídeo educativo, foram selecionados 24 juízes conforme critérios pré-estabelecidos, 12 da área da saúde e 12 da área da comunicação, e para a validação de aparência pelo público-alvo, foram selecionadas 22 mulheres, captadas no Hospital Geral de Fortaleza, localizado no município de Fortaleza-Ceará. O período de coleta de dados com juízes e público-alvo se deu entre janeiro de 2014 a novembro de 2015. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos, dois direcionados aos juízes, respectivamente conteúdo e aparência, e outro ao público-alvo. Quanto à validade de conteúdo do vídeo, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com ponto de corte de 0,80. Quanto à validade de aparência pelos juízes e público-alvo, foram considerados validados os itens que obtivessem nível de concordância mínimo de 75% nas respostas positivas. As sugestões e opiniões foram compiladas e apresentadas em quadros. O vídeo educativo em estudo foi o primeiro a ser desenvolvido dentro da temática no cenário nacional, sendo um material considerado validado do ponto de vista de aparência e conteúdo, apresentando bom IVC global (0,991) a partir da validação dos juízes, nível de concordância excelente entre os juízes (91,1% a 100%) além dos representantes do público-alvo (96% a 100%). Sendo assim, consiste em tecnologia que deve ser considerada no contexto das atividades educativas como instrumento capaz de favorecer a adesão ao tratamento conservador com pessário em mulheres com prolapso genital. Diante das sugestões e contribuições oriundas do processo de validação, mesmo tendo alcançado IVC favorável, o vídeo educativo passou por modificações, ajustes e acréscimos a fim de torná-lo mais eficaz, alterando-se de 7 minutos para 10 minutos e 13 segundos em sua versão final.
Abstract: The study aimed to develop and validate an educational video to promote the accession of women with pelvic organ prolapse the use of vaginal pessary. It was a methodological research. To conduct the study, were followed two phases: development and validation of the video. In constructing the video were followed three phases: pre-production (synopsis, argument, script, storyboard), production and post-production. For the construction of the proposed educational material, it was first identified target group profile to be established content and the language of video. During this phase, the researcher followed by 12 months the pessary of consultation, and accompanied 17 women. It was identified that the main difficulties women about the treatment pessary passed by the field of knowledge, hence they did not adhere to treatment or interrupted after accepting insert the device. For the appearance of validation, content and script technical and educational video, we selected 24 judges according to pre-established criteria, 12 health and 12 of the communication area, and for the appearance of validation by the relevant public were selected 22 women, captured in the General Hospital of Fortaleza, located in the city of Fortaleza, Ceará. The data collection period with judges and women occurred between January 2014 and November 2015. For data collection, three instruments were used, two targeted judges, respectively content and appearance, and the other to the target audience. The validity of video content, the Content Validity Index (CVI) has been used, with cutoff of 0.80. The validity of appearance by the judges and audience were considered validated the items you obtain a minimum level of agreement of 75% in positive responses. The suggestions and opinions were compiled and presented in tables. The educational video study was the first to be developed within the theme on the national scene, being a material considered valid from the point of view of appearance and content, as presented good overall IVC (0.991) from the validation by judges and level excellent agreement between the judges (91.1% -100%) and representatives of the target audience (96% to 100%). Thus, it consists of a technology that should be considered in the context of educational activities as a tool to encourage adherence to conservative treatment with vaginal delivery in women with indication of this therapeutic approach. In the face of suggestions and contributions from the validation process, even reaching favorable IVC, the educational video has undergone modifications, adjustments and additions to make it more effective, changing from 7 minutes to 10 minutes in the final version.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15635
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas na UFC

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