Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1598
Título: Aspectos do trato digestivo do bonito, Euthynnus alletteratus (Rafinesque) (Pisces: Scombridae)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Aragão, Luiz Pessoa
Palavras-chave: Bonito - Peixe
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I. M.; ARAGÃO, L. P. (1977)
Resumo: O bonito, Euthynnus alletteratus (Rafinesque), é um escombrídeo costeiro que ocorre em ambos os lados do Atlântico. Na costa ocidental atlântica é encontrado desde as Bermudas e Golfo do Maine, até o sul do Brasil, assim como nordeste e leste do Golfo do México (Briggs, 1958; Cervigón, 1966). A despeito de sua vasta distribuição geográfica e regular importância econômica, sendo abundante no nordeste brasileiro, pouco sabe acerca da sua biologia. O presente estudo trata de uma descrição detalhada da anatomia e histologia do aparelho digestivo do bonito, ao mesmo tempo em que tenta Racionar os diferentes aspectos com o mecanismo alimentar. Foram estudados 125 indivíduos provenientes de pescarias artesanais realizadas em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil), em profundidades que variaram de 15 a 75 metros, Logo após as capturas foi registrado o comprimento zoológico de cada indivíduo; seguida à medição, cada peixe foi aberto segundo as recomendações de Amlacher (1964), retirando-se o aparelho digestivo para observações macro e microscópicas. Pequenos fragmentos das diversas porções do trato digestivo foram fixados em uma solução de formol a 10% ou no líquido de Bouin-acético, para posterior análise histológica, feita através de preparações incluídas em parafina. As colorações foram efetuadas por meio da hematoxilina de Delafíeld - eosina a 1%, pelo P.A.S., pelo método tríplice de Mallory - Giemsa ou, ainda, pelo método de Gallego, modificado por Ruddell (1954).
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota.; ARAGÃO, Luiz Pessoa. Aspectos do trato digestivo do bonito, Euthynnus alletteratus (Rafinesque) (Pisces: Scombridae). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.2, p. 101-105, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1598
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_mimalvesaspectos.pdf281,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.