Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1599
Título: Comportamento hidrodinâmico e sedimentológico do estuário do Rio Bacanga (São Luís, Estado do Maranhão, Brasil)
Autor(es): Pitombeira, Erasmo da Silva
Morais, Jader Onofre
Palavras-chave: Estuários - Maranhão
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PITOMBEIRA, E. da S.; MORAIS, J. A. de (1977)
Resumo: A parte do Atlântico Sul que aparece confinante com a costa brasileira apresenta desníveis de marés os mais variados, assumindo pequenos valores na região sul do Brasil e, gradativamente, aumentando na direção do litoral norte, onde atingem valores consideráveis, principalmente a partir da costa do Estado do Maranhão. Tendo em vista a grande importância de se pesquisar todas as fontes alternativas de energia viáveis de serem exploradas e considerando que a região da Bafa de São Marcos, no Estado do Maranhão apresenta ocorrências de marés de grandes amplitudes, surgiu a conveniência de se estudar o aproveitamento destes desníveis acentuados, para geração de energia elétrica, através de uma usina maré-motriz. A existência de uma barragem no estuário do Rio Bacanga, na Baía de São Marcos, foi o motivo para que este fosse escolhido para os estudos de viabilidade de instalação da referida usina maré-motriz Com a finalidade de se conhecer os elementos necessários para o julgamento da validade do projeto e para definir as medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazos, foi desenvolvido um programa de estudos preliminares, composto de levantamentos batimétricos, medições de correntes, termo-salinidade e sólidos em suspensão, marés, levantamentos hidrodinâmicos, topohidrográficos e de fácies sedimentares, além da avaliação, em primeira aproximação, do potencial hidroenergético disponível e utilizável no local.
Descrição: PITOMBEIRA, Erasmo da Silva; MORAIS, Jader Onofre de. Comportamento hidrodinâmico e sedimentológico do estuário do Rio Bacanga (São Luís, Estado do Maranhão, Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.2, p. 165-174, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1599
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_espitombeira.pdf486,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.