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dc.contributor.authorCosta, Renata Albuquerque-
dc.date.accessioned2016-04-04T14:22:21Z-
dc.date.available2016-04-04T14:22:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCOSTA, R. A. (2010)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16028-
dc.descriptionCOSTA, Renata Albuquerque. Métodos alternativos no ensino de microbiologia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 99-105, 2010.pt_BR
dc.description.abstractTwo teaching methods were applied to the Fishing Microbiology subject of the Fishing Engineering graduation course of the Federal University of Ceará State(UFC), during the second semesteron 2008 and first semester of 2009. Because the two study groups were comprised of 45 students, the laboratory practical classeswere not viable. Thus, the application of different teaching methods was justified and necessary to better suit the subject content. The methodologies were carried out in two steps: 1) presentation and discussion of scientific papers already published in indexed journals; and 2) the exhibition of common microbiological practical classesof the different types of seafood. It was observed that 100% of the students passed the exams in both studying groups to witch the methodologies were applied, indicating that the methods used were efficient.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodos Didático-Pedagógicospt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleMétodos alternativos no ensino de microbiologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrForam empregadas duas metodologias de ensino para a disciplina Microbiologia do Pescado, do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, nos semestres 2008.2 e 2009.1. As turmas possuíam em média 45 alunos, inviabilizando aulas práticas em laboratório. Diante do exposto, a aplicação de métodos de ensino diferenciados é justificada e necessária para melhor adequar o conteúdo da disciplina. As metodologias foram empregadas em duas etapas: apresentação e discussão de artigos científicos publicados em revistas indexadas; e abordagem das práticas usuais nas análises microbiológicas das diferentes classes de pescado. Observou-se 100% de aprovação dos alunos nas duas turmas para as quais as metodologias foram aplicadas, indicando que os métodos utilizados foram satisfatórios.pt_BR
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