Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1603
Título: Curva de seletividade de redes-de-espera utilizadas na captura da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill)
Autor(es): Fonteles Filho, Antonio Adauto
Alcantara Filho, Pedro de
Palavras-chave: Pesca - Equipamentos - Acessórios
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FONTELES FILHO, A. A.; ALCANTARA FILHO, P. de (1977)
Resumo: O conhecimento da estrutura de uma população quanto ao comprimento dos seus indivíduos é essencial para o estudo de sua dinâmica, principalmente quando submetida à exploração pesqueira. A medição de um certo número de indivíduos retirados aleatoriamente da captura de um barco tem sido o método padrão para se obter a distribuição de comprimento. No entanto, a distribuição amostral pode diferir da populacional dependendo da seletividade do aparelho-de-pesca utilizado na captura. A rede-de-espera, ou caçoeira, captura indivíduos por emalhamento quando estes vão de encontro à mesma e ficam presos pelo corpo, sendo que a probabilidade de captura é menor para indivíduos nos extremos da distribuição, aumentando à medida que o tamanho do indivíduo tende para um valor central. Pode acontecer, também, o emalhamento em partes proeminentes do corpo do peixe, caso em que a probabilidade de captura cresce nos extremos da distribuição de comprimento. Este relacionamento entre uma característica da rede-de-espera (tamanho da malha) e uma característica do indivíduo (perímetro máximo do corpo) possibilitou a medição matemática da seletividade, que pode ser definida, segundo Lagler (1968) como "uma curva que fornece, para diferentes comprimentos do indivíduo, a proporção da população que é capturada por uma unidade de esforço de pesca". O presente trabalho tem vários objetivos: (a) determinar a curva de seletividade; (b) calcular a eficiência de diferentes tamanhos de malha na captura da serra; (c) determinar o tamanho de seleção; (d) ajustar a distribuição de freqüência de comprimento obtida por amostragem através das probabilidades de captura da curva de seletividade. Os resultados deste trabalho têm aplicação prática no que diz respeito à modificação do tamanho da malha para aumentar a eficiência de captura, bem como ao estabelecimento do limite de comprimento dos indivíduos a partir do qual se deve iniciar a captura, para maximizar a produção.
Descrição: FONTELES FILHO, Antonio Adauto.; ALCANTARA FILHO, Pedro de. Curva de seletividade de redes-de-espera utilizadas na captura da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 53-62, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1603
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_aafontelesfilho.pdf580,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.