Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1608
Título: Morfologia, taxonomia e distribuição de Cryptonemia J. Agardh, no Brasil (Rhodophyta, Cryptonemiaceae)
Autor(es): Joventino, Francisca Pinheiro
Palavras-chave: Alga - Brasil
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: JOVENTINO, F. P. (1977)
Resumo: Os primeiros trabalhos sobre algas marinhas brasileiras datam do segundo quarto do século passado, tendo sido publicados por botânicos europeus que passaram rapidamente pelo litoral ou que receberam material para estudos em seus locais de trabalho. Trata-se em geral de listas de espécies ou de descrições muito sumárias e pouco objetivas, quase sempre sem ilustrações de caráter diagnóstico e com citações muito vagas e imprecisas sobre a procedência das plantas estudadas. Esta fase prolongou-se até a metade do presente século, época em que realmente a Ficologia Marinha no Brasil sofreu um impulso dos mais significativos (ver Oliveira Filho, 1969, para uma exposição bem completa sobre o histórico da Ficologia Marinha no Brasil). Assim, por volta de 1950 começaram a surgir trabalhos mais detalhados inicialmente publicados por A. E. Joly, em São Paulo, e posteriormente por vários de seus colaboradores. Pelo volume de informações e importância cabe destacar os seguintes: Joly (1957e 1965), Oliveira Filho (1969), Ugadim (1970), Behar (1972), Cordeiro-Marino (1972) e Pereira (1974). Trata-se de trabalhos sobre floras regionais ou grupos taxonômicos relativamente amplos, os quais, acrescidos à série de trabalhos de menor volume, dão uma idéia razoável da flora de algas marinhas do Brasil. Vencida esta etapa pioneira, já se tornaram possíveis estudos taxonômicos detalhados sobre grupos restritos, tais como os iniciados por Oliveira Filho & Coll (1975). Dentro desta linha de pesquisa, escolhemos para objeto desses estudos o género Cryptonemia J. Agardh. Trata-se de um gênero de rodofíceas, com distribuição predominantemente tropical e bem representado no litoral brasileiro. O objetivo deste trabalho foi o de estudar todo o material brasileiro pertencente ao referido gênero, que se encontra depositado no Herbário Ficológico do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (SPF) e no Herbário Ficológico do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, bem como de coleções recentes feitas em vários locais de nosso litoral. Este trabalho contém descrições pormenorizadas e discussão de cada táxon estudado, figuras dos caracteres distintivos, observações ecológicas, distribuição geográfica e chave de identificação para as espécies brasileiras.
Descrição: JOVENTINO, Francisca Pinheiro. Morfologia, taxonomia e distribuição de Cryptonemia J. Agardh, no Brasil (Rhodophyta, Cryptonemiaceae). Arquivos de Ciências do Mar/ Fortaleza, v. 17, n.1, p. 1-19, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1608
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_fpjoventino.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.