Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1615
Título: Caracterização biométrica e merística do pirá, Alacanthus plumieri (Bloch), em frente ao Estado do Ceará
Autor(es): Menezes, Mariana Ferreira de
Ximenes, Maria Odete Carneiro
Palavras-chave: Peixe - Marinho - Ceará
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MENEZES, M. F. de; XIMENES, M. O. C. (1977)
Resumo: O pirá, MalacanthJís plumieri (Bloch), é uma espécie de ampla distribuição geográfica (Cervigón, 1966) e, dadas as variações ambientais que ocorrem ao longo desta área, é importante verificar possíveis diferenças entre indivíduos de regiões geograficamente separadas. Esta espécie apresenta uma relativa importância para a pesca artesanal no Estado do Ceará, principalmente como isca para a captura de peixes de maior valor econômico, como o pargo, cavala, garoupa e outros (Menezes, 1968). Este trabalho tem como finalidade caracterizar o pirá através dos seus caracteres biométricos e merísticos, os quais podem ser de grande utilidade para a identificação de diferentes populações constituindo uma mesma espécie.
Descrição: MENEZES, Mariana Ferreira de; XIMENES, Maria Odete Carneiro. Caracterização biométrica e merística do pirá, Alacanthus plumieri (Bloch), em frente ao Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 69-74, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1615
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_mfmenezes.pdf277,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.