Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620
Título: Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
Autor(es): Ivo, Carlos Tassito Correa
Evangelista, José Estanislau Vale
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Lutjanus - Purpureus -Brasil - Norte
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: IVO, C. T. C.; EVANGELISTA, J. E. V. (1977)
Resumo: O pargo, Lutjanus purpureus Poey, é uma espécie de grande importância comercial que vem sendo submetida a níveis muito elevados de esforço nas áreas de pesca do nordeste brasileiro {Ivo, 1976). Tal fato tem-se refletido no aumento gradual da participação de indivíduos jovens na captura, o que desde já torna necessário obter-se os subsídios para medidas de regulamentação a serem adotadas com urgência. O tamanho e idade mínimos de captura são parâmetros muito importantes para a administração da pesca de estoques comerciais, pois através da execução das medidas adequadas é possível manter a população com uma taxa de renovação equivalente àquela de produção máxima sustentável. No presente trabalho determinamos o tamanho e a idade mínimos de captura a partir dos quais o estoque deve começar a ser explorado, tendo em vista a obtenção e manutenção da captura anual máxima sustentável. Ao mesmo tempo, utilizando o valor relativo ao tamanho mínimo, determinamos a participação absoluta e relativa dos indivíduos com comprimentos acima e abaixo do mesmo, na produção total para a espécie.
Descrição: IVO, Carlos Tassito Correa; EVANGELISTA, José Estanislau Vale. Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 37-40, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_ctcivo.pdf228,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.