Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1623
Título: Eletroforese de proteínas da hemolinfa das lagostas Panulirus argus (Latreille) e Panulirus lirus Laevicauda (Latreille), no Estado do Ceará
Autor(es): Mota, Maria Helena Gomes
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Palavras-chave: Lagosta - Ceará
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MOTA, M. H. G.; VIEIRA, G. H. F. (1977)
Resumo: O uso de técnicas bioquímicas para identificar espécies de animais filogeneticamente muito próximas vem-se tornando cada vez mais comum. Tsuyuki et al. (1965) mostram que eletroferogramas de proteínas do músculo de 46 espécies de peixes foram todos diferentes. Dentre os métodos eletroforéticos, o que apresenta melhor resultado é aquele que utiliza o gel de poliacrilamida como suporte. Entretanto, muitas espécies de peixe têm sido identificadas através de eletroforese em gel de acetato de celulose (Arias, 1973; Bechtel & Alves, 1973 ; Bastos et Al., 1975). O presente trabalho estuda o comportamento das proteínas da hemolinfa das lagostas Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille), mediante eletroforese em gel de acetato de celulose, considerando como fatores possíveis de alteração dos proteinogramas a espécie e o estádio de maturação sexual.
Descrição: MOTA, Maria Helena Gomes; VIEIRA, Gustavo Hitzschky Fernandes. Eletroforese de proteínas da hemolinfa das lagostas Panulirus argus (Latreille) e Panulirus lirus Laevicauda (Latreille), no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 45-47, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1623
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_mhgmota.pdf183,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.