Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1655
Título: Novo estudo sobre o crescimento e a idade da lagosta Panulirus laevicauda (Latreille), em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Ivo, Carlos Tassito Correa
Palavras-chave: Lagosta - Ceará
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: IVO, C. T. C. (1975)
Resumo: As maiores capturas da lagosta Panulirus laevicauda (Latreille), ocorrem na costa do nordeste brasileiro. A relação entre o comprimento (L) e a idade (t), definida como curva de crescimento, é de fundamental importância para o estudo da dinâmica de populações, e portanto, para a investigação pesqueira. No presente trabalho, utilizamos dados de comprimento do abdómen de lagostas da espécie Panulirus laevicauda (Latreille), capturadas em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil), para o cálculo de nova curva do seu crescimento e idade. A estimativa do comprimento máximo teórico, anteriormente feita por Santos & Ivo (1973) , não está de acordo com as observações de campo, conforme referência dos próprios autores. No presente trabalho, foram utilizados apenas os dados das amostragens realizadas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro de cada ano, agrupados em intervalos de 0,5 cm, num total de 2.469 indivíduos (tabela I). Não foram considerados os sexos.
Descrição: IVO, Carlos Tassito Correa. Novo estudo sobre o crescimento e a idade da lagosta Panulirus laevicauda (Latreille), em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.15, n.1, p.29-32, jun. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1655
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_ctcivo.pdf264,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.