Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16579
Título: Resenha: Genette, Gérard. Paratexts – thresholds of interpretation
Autor(es): LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Ciências humanas
Paratextos
Transtextualidade
Data do documento: 2001
Editor: Revista de Letras
Citação: LUCAS, R. J. L. (2001)
Resumo: O que é um texto? Essa é uma questão um tanto quanto difícil de ser respondida em poucas páginas, tendo em vista a quantidade de acepções possíveis nas mais diferentes áreas de estudo das Ciências Humanas. Enquanto vários estudiosos se detêm nas explicações possíveis dentro de cada área, seguiremos um percurso diferente, na companhia do professor francês Gérard Genette, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. O motivo dessa escolha é o recém-lançamento, pela Cambridge University Press, da tradução americana de Seuils, de 1987, intitulada Paratexts - thresholds of interpretation. Aqui, não se fala de textos, mas sim daquilo que Genette chama de “paratextos”. Antes de entrarmos no cerne da questão, é preciso apresentar ao leitor brasileiro aquilo que é um dos objetos de estudo do professor: o conceito de transtextualidade. A preocupação de Genette não é com o texto em si, mas sim com o modo pelo qual percebemos o texto e como, conscientemente ou não, o relacionamos numa rede textual que lhe é maior.
Descrição: LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Resenha: Genette, Gérard. Paratexts – thresholds of interpretation. Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 116-118, jan./dez. 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16579
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_rjllucas.pdf34,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.