Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630
Título: A linguística aplicada e o processo de letramento
Autor(es): Monteiro-Plantin, Rosemeire Selma
Palavras-chave: Linguística aplicada
Alfabetização
Letramento e escolarização
Data do documento: 1999
Editor: Revista de Letras
Citação: Monteiro-Plantin, R. S. (1999)
Resumo: Neste artigo pretendo discutir em que medida os trabalhos realizados em Lingüística Aplicada (LA) podem auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento e quais as perspectivas para pesquisas futuras nesta área. Para tanto, apresento uma revisão de alguns artigos abrangentes sobre a LA e coloco em pauta seus objetivos, principais linhas de atuação e metodologia. Em seguida, procuro estabelecer distinções entre letramento, alfabetização e escolarização. Longe de pretender apresentar receitas, objetivo deslindar pesquisas que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento.
Abstract: I pretend show how works maked in Applied Linguistics can help in the development oh the literacy process, and where are the research in this area. For this, I maked one revision some papers about Applied Linguistics and show the difference between literacy alphabetization and schooling. I don’t want to present prescriptions, but to present ways for the development literacy process.
Descrição: MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire Selma. A linguística aplicada e o processo de letramento. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 111-117, jan./dez. 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_rsmonteiro.pdf52,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.