Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1682
Título: Estudo sobre a pesca de lagostas no Ceará, durante o ano de 1972
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Palavras-chave: Lagosta - Pesca - Ceará
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, M. P. (1973)
Resumo: Desde o ano de 1955 , quando se iniciou a exploração lagosteira ao longo da costa nordestina do Brasil, o Estado do Ceará ocupa a principal posição nacional, no que diz respeito à produção e exportação de lagostas. Durante o ano de 1972, através do porto de Fortaleza, foram exportadas 1.954 toneladas métricas de caudas congeladas de lagostas, que corresponderam a 74,3% da exportação brasileira deste produto. A composição da exportação cearense de caudas congeladas de lagostas, por tipos de exportação e no ano de 1972, evidencia o predomínio do tipo 2- 4 onças, que representou o total de 37,9% das caixas exportadas, havendo participação decrescente dos demais tipos. No presente trabalho estudamos alguns aspectos da pesca de lagostas no Estado do Ceará, durante o ano de 1972. As espécies Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille), as únicas que são exploradas comercialmente em toda a região nordeste do Brasil, são consideradas em conjunto.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto. Estudo sobre a pesca de lagostas no Ceará, durante o ano de 1972. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.1, p. 65-67,1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1682
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mppaiva.pdf198,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.