Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1693
Título: Maturação sexual da biquara, Haemulon plumieri Lacépède (Pisces: Pomadasyidae)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Aragão, Luiz Pessoa
Palavras-chave: Biquara - Fortaleza - CE
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I. M.; ARAGÃO, L. P. (1973)
Resumo: O desenvolvimento das gônadas dos peixes tem sido objeto de estudos visando a interpretação correta das diversas fases de maturação sexual. O conhecimento da reprodução dos peixes, especialmente no que concerne à época e tipo da desova, bem como à fertilidade constitui uma das mais importantes contribuições da biologia para a administração racional da exploração pesqueira. No presente trabalho se estuda a reprodução da biquara, Haemulon plumieri Lacépède, espécie de ampla distribuição geográfica e relativa importância econômica no nordeste brasileiro, procurando-se estabelecer uma escala de maturação sexual para testículos e ovários. Segundo Naumov (1959), uma escala de maturação sexual deve descrever as variações das gônadas durante o seu desenvolvimento, fazendo-se uma correlação com as qualidades biológicas do peixe. Tanto dados macroscópicos como citológicos são necessários, para a determinação do número de estádios na escala. O número desses estádios tem que ser moderado, sendo a escala simples e bem ajustada ao trabalho de campo. A escala ora apresentada é construída sob os princípios acima mencionados, para a interpretação da maturação das gônadas da biquara.
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota.; ARAGÃO, Luiz Pessoa. Maturação sexual da biquara, Haemulon plumieri Lacépède (Pisces: Pomadasyidae). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.2, p. 69-76, dez. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1693
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mimalves.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.