Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1697
Título: Sobre a alimentação e mecanismo alimentar da biquara, Haemulon plumieri lacépède - (Pisces, Pomadasydae)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Fernades, Guacyra de Lavor
Palavras-chave: Biquara - Ceará
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I. M.; FERNANDES, G. de L. (1973)
Resumo: A biquara, Haemulon plumieri Lacépède, ocorre ao longo da costa americana, desde a Baía de Chesapeake (U.S.A.) até o Brasil, incluindo o Golfo do México e o Mar Caribe (Arnov, 1952; Cervigón, 1966 ; Courtenay Jr., 1961 ; Randall, 1968). A despeito de sua vasta distribuição e regular importância econômica, pouco se sabe acerca da sua biologia. No nordeste brasileiro é relativamente abundante, servindo não somente para a alimentação, como também de isca, nas pescarias de diversas espécies marinhas.O presente estudo trata de uma descrição detalhada da anatomia e histologia do aparelho digestivo da biquara, ao mesmo tempo que tenta relacionar esses aspectos com o mecanismo alimentar e alimentação, em águas costeiras do nordeste brasileiro.
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota.; FERNANDES, Guacyra de Lavor. Sobre a alimentação e mecanismo alimentar da biquara, Haemulon plumieri lacépède - (Pisces, Pomadasydae). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.13. n.1, p.1-7, mar. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1697
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mimalves.pdf557,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.