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Tipo: Dissertação
Título: Raul Lampião do Crato: as práticas comunicativas de um personagem em performance
Título em inglês: Raul Lampião Crato: communicative practices of a character in performance
Autor(es): Oliveira, Denisia Souza de
Orientador: Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palavras-chave: Communicative practices;Performance;Lampião, Raul (Pseud.) - Análise do discurso;Lampião, Raul (Pseud.) - Personagens e características;Análise de conteúdo e comunicação;Feiras livres - Propagandas - Análise do discurso
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Denisia Souza de. Raul Lampião do Crato: as práticas comunicativas de um personagem em performance. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: A proposta desse trabalho é investigar a operacionalização das práticas comunicativas empreendidas por Raul Lampião do Crato. Uma figura disposta com atributos de Raul Seixas – cabelo, barba, porte físico - adornado com chapéu, cartucheiras e sandálias de couro, inspirado no cangaceiro Lampião. O personagem realiza serviço publicitário de propaganda volante no centro comercial do Crato, cidade localizada no interior do Estado do Ceará. É na exposição pública que Raul Lampião apresenta suas práticas comunicativas, articulando negociações nas quais sobressaem ora elementos e características de natureza econômica, ora elementos e características de natureza social (Bakhtin, 1987; Bitti Zani, 1997; Thompson, 1998). Diante desse contexto, utiliza-se a análise crítica da narrativa (Motta, 2013) como metodologia para compreender o personagem, seus discursos e suas expressões artísticas (Martín-Barbero, 2003; Carreira, 2005). Ao final desse trabalho, conclui-se que devido à complexidade das ações performáticas (Hymes, 1975; Glusberg, 1987; Zumthor, 1993, 1997, 2003) empreendidas por Raul Lampião a relação crítica estabelecida com a realidade é orientada pela sua atividade comercial, e vice-versa, como um fluxo de mão-dupla que se sustenta e se nutre diante das variadas e dissonantes circunstâncias da vida cotidiana.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the implementation of communicative practices undertaken by Raul Lampião Crato. A figure willing to attribute Raul Seixas - hair, beard, physique - adorned with hat, cartridge belts and leather sandals, inspired by the bandit Lampião. The character performs advertising service advertising wheel in the commercial center of Crato, a town in the interior of Ceará. It is on public display that Raul Lampião presents its communicative practices, coordinating negotiations in which stand elements and features of an economic nature sometimes, elements and features of a social nature in another hand (Bakhtin, 1987; Bitti Zani, 1997; Thompson, 1998). In this context, we use the critical analysis of the narrative (Motta, 2013) as a methodology to understand the character, his speeches and his artistic expressions (Martin-Barbero, 2003; Carreira, 2005). At the end of this work, it is concluded that due to the complexity of performing actions (Hymes, 1975; Glusberg, 1987; Zumthor, 1993, 1997, 2003) undertaken by Raul Lampião the critical relationship established with reality is guided by its commercial activity, and vice versa, as a two-way flow that sustains and feeds on the varied and dissonant circumstances of everyday life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17045
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