Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1715
Título: Época de desova e idade na primeira maturação sexual da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), no Estado do Ceará
Autor(es): Ivo, Carlos Tassito Correa
Palavras-chave: Cavala - Peixe - Ceará
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: IVO, C. T. C. (1972)
Resumo: A cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), destaca-se como um dos mais importantes recursos marinhos, na pesca artesanal do Estado do Ceará (Brasil), não só pelo volume das capturas, como pelo seu elevado valor comercial. É de fundamental importância, na exploração racional de um recurso pesqueiro, o conhecimento de aspectos de sua reprodução. O presente estudo trata da época de desova e idade na primeira maturação sexual da cavala, em águas costeiras do Estado do Ceará. Para a realização deste trabalho foram analisados dados existentes no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará referentes a 4.346 fêmeas da cavala, desembarcadas em Iguape (Aquiraz-Ceará-Brasil), durante os anos de 1969 a 1971 As pescarias foram feitas com jangadas, sempre em locais próximos à costa.
Descrição: IVO, Carlos Tassito Correa. Época de desova e idade na primeira maturação sexual da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 12, n.1, p. 27-29, jun. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1715
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_ctcivo.pdf207,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.