Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17185
Título: Resenha de: FERREIRA, Jorge e SOARES, Mariza de Carvalho (orgs). A história vai ao cinema: vinte filmes brasileiros comentados por historiadores
Autor(es): HOLANDA, Firmino
Palavras-chave: Cinema
Filmes brasileiros
Historiadores
Data do documento: 2001
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: HOLANDA, F. (2001)
Resumo: Para os irmãos Lumiére, o cinema seria uma curiosidade passageira. Reza a lenda que um dos inventores do cinematógrafo (1895), ou o pai dele, chegara a proferir: "o cinema é uma invenção sem futuro". O palpite não vingou e, em pleno alvorecer do século XXI, a captação de imagens em movimento sobrevive muito bem, seja em fotogramas, seja nos seus avatares, em novas tecnologias (do vídeo analógico aos processos digitais). E o cinema não apenas teria um futuro, mas ainda deixaria, em sua secular existência, um rastro imensurável de registros desse próprio tempo, bem como de tempos mais ou menos remotos, bem ou mal reinterpretados em celulóide. Presentificando outras etapas da história, o cinema também tornou-se uma invenção com o olho (câmera) no passado. O problema é que os historiadores, em princípio, não perceberam isso.
Descrição: HOLANDA, Firmino. Resenha. Trajetos. Revista de História UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 155-158, 2001. Resenha de: FERREIRA, Jorge e SOARES, Mariza de Carvalho (orgs). A história vai ao cinema: vinte filmes brasileiros comentados por historiadores. Editora Record, 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17185
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_fholanda.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.