Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Dilmar Santos de-
dc.date.accessioned2016-05-30T12:20:02Z-
dc.date.available2016-05-30T12:20:02Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMIRANDA, Dilmar Santos de. O Tempo do samba. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 9-29, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn1676 - 3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17204-
dc.description.abstractThis article focuses on an important time in Brazilian cultural life, at the turn of the 20th century, when the republican elite wanred to impose the so-called belle époque on Brazilian society. Such a project encountered serious obstacles in view of rhe strong physical and cultural presence of a segmem of the population, It is exactly in that period when the black sectors of the population, direct descendanrs of Mrican slaves and with a culture which already showed great viraliry since the colonial period, were able to impregnare sociery with rraits which would definitely mark importam domains of Brazilian culture, especially music. It is precisely this moment of confrontation of opposing aesthetic values that wirnesses the emergence of the most importam representative genre of our modern, popular urban music, me samba, which was multiple and public expression of resistance, identity, and feasting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectTempo e ritmopt_BR
dc.titleO Tempo do sambapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem um cenário e um tempo bem precisos: o Rio de Janeiro, da virada do século XX aos anos 30, quando alguns gêneros da moderna MPB, de origem afro, se fixam, sobretudo o moderno samba urbano, a contragosto das elites republicano-burguesas, que buscam o modo de vida calcado na belle époque européia. Partindo de pensadores que instigam uma rica reflexão sobre a noção de multitemporalidade, fruto dos múltiplos instantes de nossas vidas, o artigo considera como tal noção se inscreve nas culturas musicais de certos povos, a ex. dos afro-negros, cujo tempo musical é marcado por intensa polirritmia. A síncope, traço essencial do samba surgido em fins dos anos 20, espécie de pulsação rítmica residual dessa polirritmia, é um índice sígnico do tempo histórico da cultura musical negra que dele se utiliza para publicizar suas festivas manifestações, como o carnaval, após longo período de interdições,pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_dsmiranda.pdf9,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.