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dc.contributor.authorRibard, Franck Pierre Gilbert-
dc.date.accessioned2016-05-30T12:20:42Z-
dc.date.available2016-05-30T12:20:42Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationRibard, F. P. G. (2002)pt_BR
dc.identifier.issn1676 - 3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17209-
dc.descriptionRIBARD, Franck Pierre Gilbert. Memória, identidade e oralidade: considerações em torno do carnaval negro da Bahia (1974-1993). Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 123-138, 2002.pt_BR
dc.description.abstractCet essai propose quelques réflexions sur Ia relation entre notions comme identité, ethnicité, mémoire sociale, tradition, oralité et expression culturelle, élaborées à partir de lérude du carnaval noir de Salvador de Bahia (Brésil). Le centre de l' observation se concentre sur Ia période 1974/1993, prenant comme objet principal danalyse les implications liées au développement de ce qui fur appelé "Mouvement Afro-Bahianais", Notre intérêtc herche à comprendre les modalités de Ia dynamique tradition/changement, présentes dans les expressions et les manifestations culturelles du carnaval noir. Dans cerre perspective, nous devons insister sur le point darticulation entre différentes dimensions et aspects de Ia realité sociale et "raciale" bahianaise. La culture traditionnelle afro-bahianaise, l ' évolution du discours et de Ia conscience ethnique, les contextes politique et carnavalesque de Ia période représentent certains des éléments que nous privilégions dans notre argumentation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História UFCpt_BR
dc.subjectEtnicidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.titleMemória, identidade e oralidade: considerações em torno do carnaval negro da Bahia (1974-1993)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste ensaio propõe algumas reflexões sobre a relação entre noções como identidade, etnicidade, memória social, tradição, oralidade e expressão cultural, a partir do estudo do carnaval negro de Salvador da Bahia (Brasil). O foco da observação se concentra no período 1974/ 1993, tomando como objeto principal de análise as implicações ligadas ao desenvolvimento do que foi chamado de "Movimento Afro-Baiano". Nosso interesse busca entender as modalidades da dinâmica de tradição/mudança presentes nas expressões e manifestações culturais do carnaval negro. Nesta perspectiva devemos insistir no ponto de articulação de diferentes dimensões e aspectos da realidade social e racial baiana. A cultura tradicional afro-baiana, a evolução do discurso e da consciência étnica, os contextos político e carnavalesco do período representam alguns dos elementos que privilegiamos na argumentação.pt_BR
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