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dc.contributor.authorRIEDEL, Oswaldo de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-01T13:44:20Z-
dc.date.available2016-06-01T13:44:20Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationRIEDEL, O. O. (1982)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17278-
dc.descriptionRIEDEL, Oswaldo de Oliveira. Venenos e antídotos em Os Lusíadas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 31-38, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVenenos e antídotospt_BR
dc.subjectOs Lusíadaspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titleVenenos e antídotos em Os Lusíadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo consenso dos que apreciam o poema, este jamais deveria ser dissecado, como obra de arte que é. Deve ser evidentemente sentido para que o leitor lhe possa captar, em sua plenitude, o ritmo e a mensagem. Machado de Assis nos ensina que, a exemplo do poleá enlevado com o inseto das "asas de ouro e granada", também nós deveríamos contemplar a obra de arte "como alguém que ficou deslumbrado de tudo, sem comparar, sem refletir") Advertência oportuna aos espíritos analíticos afeitos à perquirição da quinta- essência em produções de criatividade artística. Se isto é aceito - acreditamos - sem contestação, que dizer quando estivermos diante de poesia cuja universalidade nos deixa perplexos e nos esmaga mercê de sua pujança? Os Lusíadas estão neste caso como obra ciclópica e manancial de ensinamentos cada vez melhor compreendidos e admirados. Mas é possível seja esse, paradoxalmente, o motivo de não terem sido poucos os que, no tempo e no espaço, lhe procuraram esquadrinhar estâncias e versos. Movidos, é de supor, pelo sincero propósito de mostrar como o vate genial, mente humanística por excelência, soube traduzir em linguagem poética a síntese do conhecimento das artes e ciências de sua época.pt_BR
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