Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17314
Título: O amor em Um amor de Swan
Autor(es): GARCIA, Celina Fontenele
Palavras-chave: Romance
Verdade íntima
Verdade artística
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: GARCIA, C. F. (1986)
Resumo: Proust, em A la recherche du temps perdu construiu uma das obras mais importantes do século XX, não pelo seu volume, mas pela novidade para o campo do romance. Assim como Balzac pinta na Comédia Humana a sociedade burguesa da sua época, Proust na sua "Comédia Mundana" pinta a alta sociedade burguesa e a aristocracia do fim do século. Com Gide e Proust o romance passa a ter um duplo objetivo: a verdade íntima e a verdade artística inteiramente nova. Com eles, operou-se a transformação do romance tradicional, realista como meio de representação, para o romance como meio de expressão da verdade íntima e sua relação com o mundo exterior. Os fatos adquirem um valor simbólico, filosófico e poético. É através dessa evolução do romance, que busca no mundo profundo da consciência, sem as considerações de espaço, tempo e identidade a aventura espiritual, a verdadeira vida. Em Proust a maneira de pensar é nova. Diz Valéry: "Proust sut accomoder les puissances d'une vie intérieure singulierement riche à l'expression d'une petite société qui veut être et qui doit être superficielle. Par son acte, l'image d'une socIété superficielle est une oeuvre profonde." Em Jean Santeuil, escrito entre 1894 e 1900, mas publicado apenas em 1952, Proust se mostra melhor como observador. É a narrativa da vida de um personagem, a vida já passada, já feita...
Descrição: GARCIA, Celina Fontenele. O amor em Um amor de Swan. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 165-174, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17314
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_cfgarcia.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.