Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17321
Título: A leitura como exercício da competência retórica
Autor(es): OLIVEIRA, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Literatura
Poesia
Texto poético
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: OLIVEIRA, M. L. (1986)
Resumo: "A frase poética é objetivamente falsa, mas subjetivamente verdadeira." (COHEN, 1974: 171). Deste postulado, depreendemos que: 1º ainda que o texto poético ofereça a possibilidade de compreensão literal, isto será apenas um mecanismo de ocultação da leitura verdadeira; 2º se somente subjetivamente o texto poético é verdadeiro, a própria noção de subjetividade implica que seja plurissignificativo. Dessa forma, as abordagens (psicanalítica, sociológica, estilística etc.) vão revelar, na sua diversidade de interpretações, verdades parciais de um texto, que não são excludentes, antes se completam na direção da leitura total. Ainda mesmo duas interpretações que aplicassem o mesmo método poderiam chegar a resultados diferentes, pois cada leitor projeta no texto poético um pouco de sua vivência, de sua cultura, de seu eu, de sua idiossincrasia, enfim. É a dialética gerada pela mensagem estética: os códigos e léxicos do remetente -de um lado - e os códigos e léxicos do leitor - de outro - aspirando à supremacia na reconstrução do texto poético...
Descrição: OLIVEIRA, Maria de Lourdes. A leitura como exercício da competência retórica. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 185-194, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17321
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_mloliveira.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.