Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17367
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evaluation of educational strategy, grounded on problem-based learning on nursing undergraduate
Autor(es): Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
Prezotto, Kelly Holanda
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas;Educação em Enfermagem;Avaliação Educacional
Data do documento: Mar-2016
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: ALARCON, M. F. S. ; PREZOTTO, K. H. Evaluation of educational strategy, grounded on problem-based learning on nursing undergraduate. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 242-9, mar./abr. 2016
Resumo: Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão: houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.
Abstract: Objective: to compare the performance of student ́s learning from evaluations of the method Problem-Based Learning and the Traditional method, in a discipline of undergraduate Nursing. Methods: an experimental study, performed with 16 students of the Degree course in Nursing. The experimental group was submitted to the educational strategy grounded on Problem-Based Learning and the control group to Traditional education. Cognitive Assessment Exercise evaluations were performed and traditional assessments for the two groups. Results: students in the experimental group showed better performance when compared to students from the traditional method. Conclusion: there was a positive influence on the strategy implemented for learning in Nursing, such as improved of critical thinking, knowledge construction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17367
ISSN: 2175-6783 On-line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mfsalarcon.pdf188,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.