Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17375
Título: Notas apreciativas sobre Edgard Allan Poe, poeta
Autor(es): AVESQUE, Dina Aquino
Palavras-chave: Literatura americana
Prosa
Edgard Allan Poe
Poema
Data do documento: 1988
Editor: Revista de Letras
Citação: AVESQUE, D. A. (1988)
Resumo: Em aproximadamente três séculos e meio de existência, a Poesia Americana tem se desenvolvido e crescido em importância e expresividade estética, através das produções literárias de uma hoste de grandes poetas que incessantemente vêm, através de seus tributos pessoais, imprimindo um significado e valor ainda maiores à Poesia americana. Entre os poetas maiores, Edgard A. Poe surge como figura de destaque e como um dos mais representativos edificadores do prestígio que a Literatura Americana tem alcançado nos dias de hoje. Na realidade, deve-se dizer que as contribuições de Poe à Literatura Americana se fizeram sentir muito mais profundamente no campo da Prosa do que no da Poesia. Entretanto, tanto quanto se é possível observar da leitura e análise da maioria de seus escritos, ele era poeta em essência. Aos 18 anos iniciou-se no exercício literário com um poema e seu último trabalho foi igualmente um poema. Quanto mais conhecimento obtém-se desse personagem complexo, mais seguramente pode-se afirmar que essa escolha entre prosa e poesia não foi feita por opção pessoal, não tão-somente devido a fatores externos (tal como os lucros financeiros). Embora tenha adotado a prosa como base fundamental de sua arte, em momento algum ela interferiu ou enfraqueceu sua inspiração lírica e sempre que pôde voltou-se à poesia, produzindo em tais ocasiões peças literárias de imensa beleza. Assim, o propósito dessas apreciações não é focalizá-lo como o criador das estorias de mistério, ou como o precursor do novo conto ou o criador de uma nova ficção de simbolismo e análise psicológica, nem ainda se trata de sua apresentação como brilhante crítico literário de seu tempo. Estas notas apreciativas apresentam Poe simplesmente como poeta e dir-se-ia que a sua poesia é bastante para justificar o reconhecimento que tem merecido no mundo Ocidental...
Descrição: AVESQUE, Dina Aquino. Notas apreciativas sobre Edgard Allan Poe, poeta. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 21-39, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17375
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_daavesque.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.