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Tipo: Dissertação
Título: Da modelagem conceitual à representação lógica de trajetórias em SGBDOR e sistemas de DW
Título em inglês: From conceptual modeling to logical representation of trajectories in SGBDOR and DW systems
Autor(es): Leal, Bruno de Carvalho
Orientador: Macêdo, José Antônio Fernandes de
Palavras-chave: Banco de dados;Dados de trajetória;Trajectory data;Semantic trajectory;Data warehouse;Sistema de posicionamento global;GPS (Navigational system);Sistemas inteligentes de veículos rodoviários;Sistemas de rastreamento de veículos;Trajetória semântica;Data warehouse
Data do documento: 2011
Citação: LEAL, Bruno de Carvalho. Da modelagem conceitual à representação lógica de trajetórias em SGBDOR e sistemas de DW. 2011. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Fortaleza, 2011.
Resumo: Com o aumento do número de dispositivos móveis equipados com serviços de localização geográfica, tem se tornado cada vez mais economicamente e tecnicamente possível capturar os percursos (i.e. trajetórias) dos objetos móveis. Muitas aplicações interessantes têm sido desenvolvida com intuito de explorar análises de trajetórias de objetos móveis. Por exemplo, em sistemas de gerenciamento de veículos de entrega, pode ser realizado tanto o monitoramento dos veículos quanto análises para apoio a decisões estratégicas. De modo geral, as trajetórias podem ser analisadas em duas perspectivas: tempo real e histórica. Além disso, aplicações de trajetórias compartilham uma necessidade em comum que é o registro mais estruturado do movimento. Isso permite manipular trajetórias como objetos de primeira classe e adicionar qualquer semântica requerida pela aplicação e, também, a criação de métodos robustos e eficientes para agregar conjuntos de trajetórias de forma a permitir a realização de análises complexas. Este trabalho estende um trabalho anterior na modelagem conceitual de trajetórias pela generalização da ideia de paradas e movimentos e pela definição de um conjunto de funções de agregação para trajetórias. Neste trabalho é proposto, ainda, duas abordagens por modelagem, ambas baseadas em meta-esquemas, para elaboração de esquemas de trajetórias para ambiente transacional e multidimensional. Para demonstrar e provar nossas contribuições apresentamos um caso de estudo real sobre trajetórias de caminhões de entrega. Os resultados experimentais demonstram que as abordagens de modelagem oferecem a flexibilidade necessária para lidar com a complexidade da semântica das trajetórias em análises de tempo real e histórica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17455
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