Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17469
Título: Análise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veiculares
Título em inglês: Impact of density, load, and mobility on the performance of routing protocols in vehicular networks
Autor(es): Mateus, Bruno Góis
Orientador(es): Andrade, Rossana Maria de Castro
Coorientador(es): Oliveira, Carina Teixeira de
Palavras-chave: Ciência da Computação
Redes Veiculares
Protocolos de Roteamento
Análise de desempenho
Cenários de redes veiculares
Vehicular Networks
Routing protocols
Performance Analysis
Vehicular Network Scenarios
Sistemas inteligentes de transportes
Sistemas de rastreamento de veículos
Data do documento: 2010
Citação: MATEUS, B. G. (2010)
Resumo: Os avanços alcançados na computação móvel e na comunicação sem o levaram ao desenvolvimento do Sistema Inteligente de Transporte, onde se pode destacar as redes veiculares. Nelas, o roteamento é uma tarefa desa adora devido à alta mobi- lidade dos nós, à instabilidade dos enlaces sem- o e a diversidade de cenários. Por essa razão, diversos protocolos de roteamento foram projetados com o objetivo de solucionar um ou mais problemas especí cos de cada cenário. Entretanto, apesar de existirem várias soluções propostas para o problema do roteamento em redes veicu- lares, nenhuma delas alcançou um desempenho satisfatório em mais de um cenário, como urbano e rodovia. Sendo assim, nesta dissertação, analisamos através de si- mulações o impacto da densidade, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de um protocolo de roteamento para fornecer diretrizes para os projetistas de redes veiculares desenvolverem protocolos de roteamento e cientes, capazes de se adaptar aos cenários urbano e de rodovia. Para alcançar esse objetivo, quatro protocolos existentes na literatura foram avaliados nos cenários urbano e de rodovia, dois deles voltados diretamente para redes veiculares e os outro dois tradicionais de redes —d ho™.
Abstract: Advances in mobile computing and wireless communications have made possible the development of the Intelligent Transportation System, which contain the vehi- cular networks. There, routing is a challenging task due to the high node mobility, the instability of wireless links and the diversity of scenarios. For this reason, several routing protocols have been designed with the goal of solving one or more speci c problems of each scenario. However, although there are several proposed solutions to the routing problem in vehicular networks, none of them has achieved a satisfac- tory performance in more than one scenario, such as urban and highway. Thus, in this work, we rst analyze with simulations the impact of density, the network load and the mobility pattern in the performance of routing protocols for these networks. Then, we provide new directions for designing e cient vehicular network routing protocols, able to adapt to urban and highway scenarios. To achieve this goal, four existing protocols were evaluated in urban and highway scenarios.
Descrição: MATEUS, Bruno Góis. Análise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veiculares. 2010. 137 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17469
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_bgmateus.htm516 BHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.