Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
Título: Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem
Autor(es): ANDRADE, Edson Francisco
Palavras-chave: Construtivismo
Sócio-interacionismo
Interdisciplinaridade
Protagonismo discente
Data do documento: 2010
Editor: Revista de Psicologia
Citação: ANDRADE, E. F. (2010)
Resumo: O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.
Abstract: The article analyzes the particular conceptions, defended in such a way for professionals of the education (in its individual position) as for education institutions, when they are mentioned the teach-learning proposal constructivist. In confrontation with the meanings taken particularly on the subject, one presents substantial elements, removed of essence of the workmanships of Lev Vygotsky and Jean Piaget, with the intention to place in evidence the direction and meaning of the subject relation environment in the process of construction of the knowledge.
Descrição: ANDRADE, Edson Francisco. Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 130-141, jan./jun. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_efandrade.pdf322,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.