Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17504
Título: Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso
Autor(es): Schoen-Ferreira, Teresa Helena
Hanazumi, Aline
Lobo, Fernanda Senna
Abreu, Heloisa Galbiatti
Acrani, Isabela Olszanski
Martelet, Márcia Regina Fumagalli
Palavras-chave: Problemas de aprendizagem
Retardo mental
Educação infantil
Data do documento: 2010
Editor: Revista de Psicologia
Citação: SCHOEN-FERREIRA, T. H.; HANAZUMI,A.; LOBO, F. S.; ABREU, H. G.; ACRANI, I. O.; MARTELET, M. R. F. (2010)
Resumo: O diagnóstico precoce é sempre um forte aliado na terapêutica de qualquer patologia, inclusive em casos de retardo mental. Assim, pode-se planejar uma intervenção mais adequada e efetiva, viabilizando a inserção social do indivíduo. O objetivo deste estudo é observar o quadro de Dificuldades de Aprendizagem como manifestação de Retardo Mental em dois irmãos gêmeos de 5 anos e 7 meses, cursando o Estágio II (série que antecede o Ensino Fundamental em dois anos) de uma escola de rede pública de ensino de São Paulo. Para a sua elaboração foram aplicados, nas crianças, testes do desenvolvimento em várias áreas e um teste de inteligência, e realizadas entrevistas dirigidas com sua mãe e suas professoras. Desta forma, dispusemos de informações acerca do desenvolvimento motor, psicológico e social dos gêmeos, as quais possibilitarão o acompanhamento dos quadros de maneira mais próxima do ideal.
Abstract: The early diagnosis is always a strong allied in the therapy of any pathology, including cases of mental retard. This way, a more appropriate and effective intervention can be planned, favouring the individual’s inclusion on the society. The objective of this study is to observe cases of learning difficulties as a manifestation of mental retard in two twin siblings 5 years, 7 months old, coursing the Stage II (grade that precedes the fundamental education in two years) of a public school of São Paulo, Brazil. In order to conduct this study, development tests in several areas and intelligence tests were applied in the children, and interviews were conducted with their mother and teachers. This way, we got information about the motor, psychological and social development of the siblings, making it possible to accompany these cases closer to the ideal way.
Descrição: SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; HANAZUMI, Aline; LOBO, Fernanda Senna; ABREU, Heloisa Galbiatti; ACRANI, Isabela Olszanski; MARTELET, Márcia Regina Fumagalli. Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 33-42, jan./jun. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17504
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_thschoen-ferreiraahanazumifslobo.pdf336,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.