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dc.contributor.authorMELLO, Denise Maurano-
dc.date.accessioned2016-06-09T15:27:23Z-
dc.date.available2016-06-09T15:27:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMELLO, Denise Maurano. Do nome do pai (NP) ao inominado ( S(Ⱥ) ): apontamentos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 43-48, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740(online)-
dc.identifier.issn0102-1222(impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17591-
dc.description.abstractWe investigate the consequences in Lacan’s work considering the pluralization of the Name of the Father from the formulation of the concept of Lacanian Name of the Father in his text of 1953 The function and field of speech and language, while symbolic instance entered in the Other’s field and anchorage of subjective identification, i.e., from the issue that was introduced by Lacan in the Name of the Father, 1963, until we get to his development of the concept of Taoist Nameless present in his 20th Seminar of 1972/73 and the RSI Seminar of 1974-75, referring paradoxically, lack-to-Be, S (Ⱥ), lack of significant in the field of the Other, as a subject foundation. From this perspective, we try to indicate the displacement of the prevalence of symbolic register to the reference of the theory of knots, through a new definition of Real, discussing its implications for psychoanalytic treatment and for the insertion of psychoanalysis in culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNome do paipt_BR
dc.subjectInominadopt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.titleDo nome do pai (NP) ao inominado ( S(Ⱥ) ): apontamentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPartindo da formulação lacaniana do conceito de Nome do Pai, presente em seu escrito Função e campo da palavra e da linguagem de 1953, enquanto instância simbólica inscrita no campo do Outro e ancoradouro da identificação subjetiva, averiguaremos os seus desdobramentos em sua obra pela via da pluralização desse Nome, questão introduzida por Lacan em Os Nomes do Pai de 1963, até chegarmos ao seu desenvolvimento da noção taoista de Inominado - Sem Nome - presente em seu Seminário 20 de 1972/73 e no Seminário R.S.I. de 1974-75, referindo, paradoxalmente, a falta-a-Ser, S(Ⱥ), significante da falta no campo do Outro, como fundamento subjetivo. Por essa perspectiva, buscaremos indicar o deslocamento da prevalência do registro simbólico para a referência à teoria dos nós, mediante uma nova definição de Real, abordando suas consequências para clínica psicanalítica e para a inserção da psicanálise na cultura.pt_BR
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