Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17807
Título: Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos
Autor(es): MACHADO, Lucienne de Almeida
LACERDA JÚNIOR, Fernando
Palavras-chave: Gênero
Estereótipo
Jogos virtuais
Feminino
Socialização
Data do documento: 2013
Editor: Revista de Psicologia
Citação: MACHADO, L. A.; LACERDA JÚNIOR, F. (2013)
Resumo: Este artigo analisa, por meio da análise de jogos virtuais disponíveis em um sítio da internet a reprodução de estereótipos de gênero. A pesquisa realizou análise de conteúdo de 348 jogos online criados especialmente para o “sexo feminino”. Com o intuito de problematizar os estereótipos reproduzidos pelos jogos, o trabalho discute o conceito de gênero com a finalidade de criticar a naturalização de certas características como naturalmente femininas. Para tanto, utiliza-se de conceitos da psicologia que demonstram o caráter social do processo de individualização. Assim, os conceitos de estereótipo, socialização e brincar/jogar servem como instrumentos teóricos que desvelam como os papeis femininos ou masculinos são construídos em uma complexa relação entre indivíduo-sociedade. A análise dos jogos destaca como uma forma de lazer que se apresenta como neutra, acaba por contribuir na constituição de uma subjetividade que reproduz claramente estereótipos clássicos e injustos sobre o “ser menina”. Desse modo, pode-se afirmar que os jogos virtuais podem representar a entrada de “novas tecnologias”, mas que repetem velhas divisões sexuais. Apoio: CNPq.
Abstract: This paper analyzes the reproduction of gender stereotypes in a virtual media. The research analyzed 348 online games created especially for the “female sex”. The authors discuss gender as a concept that problematizes the naturalization of women. The paper also highlights the concepts of stereotype, socialization and play to argue that feminine roles are defined through a complex relation between individual and society. Analyzing online games revealed that a leisure device that is presented as neutral, ultimately contributes to produce subjectivities that reproduce classical stereotypes about girls or women. The technology evolves, but rigid sexual divisions are repeated. Support: CNPq.
Descrição: MACHADO, Lucienne de Almeida; LACERDA JÚNIOR, Fernando. Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 97-111, jan./jun. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17807
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_lamachadoflacerdajunior.pdf660,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.