Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17843
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interrelações entre os padrões da ACLR e a unidade curricular de recursos e serviços de informação
Autor(es): Farias, Gabriela Belmont de
Palavras-chave: Competência em Informação;Biblioteconomia;Recursos de Informação;Serviços de Informação;Information Literacy;Librarianship;Information Resources;Information Services
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia
Citação: FARIAS, Gabriela Belmont de. Interrelações entre os padrões da ACLR e a unidade curricular de recursos e serviços de informação. PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 45-57, 2016.
Resumo: O artigo apresenta possibilidades de desenvolvimento da competência em informação nas disciplinas pertencentes à unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. A metodologia aplicada caracteriza-se por ser exploratória e documental, pois o primeiro momento se deteve em analisar os planos de ensino das disciplinas da unidade curricular citada com a finalidade de estabelecer as interrelações entre a ementa e objetivo das disciplinas e os padrões e indicadores da - Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL). Os resultados levam a crer, que a promoção da competência em informação é possível e viável à unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação. Entretanto, envolve aspectos de mudança de filosofia, de modo a internalizar os padrões e indicadores da ACRL à proposta curricular do curso de Biblioteconomia.
Abstract: The article presents the competence development possibilities in information on subjects pertaining to the course Resources and Library Science Course Information Services. The methodology is characterized as exploratory and documentary, since the first moment he stopped to examine the teaching plans of the subjects of the course mentioned in order to establish the interrelations between the menu and order of disciplines and standards and indicators - Information Literacy Competency Standards for Higher Education of the Association of College and Research Libraries (ACRL). The results lead us to believe that the promotion of information literacy is possible and viable to the course Resources and Information Services. However, it involves aspects of change in philosophy, in order to internalize the standards and indicators of ACRL the proposed curriculum of librarianship course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17843
ISSN: 1981-0695
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_gbfarias.pdf187,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.