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dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorBarbosa, Marilene Lobo Abreu-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-23T10:59:02Z-
dc.date.available2016-06-23T10:59:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVarela, A. V.; Barbosa, M. L. A.; Farias, M. G. G. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbnISBN: 978 -84-608 -3330 -7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17891-
dc.descriptionVARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Inovando a ação pedagógica mediante o uso de ferramentas cognitivas: potencializando o aprendizado. In: VÁZQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García. (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital.Madri: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-16.pt_BR
dc.description.abstractPresents and analyzes tools that enhance human modifiability, with regard to structural and cognitive for learning and hence for the world of reading, assisting teachers through the established mediation between social actions and individual or collective motivations. In a constructivist approach to learning, can be considered as cognitive tools or mind tools all technologies or applications that facilitate meaningful learning and critical thinking, focusing on reflection, knowledge building, collaboration, conversation, and articulation. It is literature review outlined in the context of the influence of information and communication technologies and theories of cognitive flexibility, in order to discuss a new role for teachers and other professionals who deal with information and learning, an effective integration of ICT in educational systems, and proper training of mediators information. Thus, it is necessary to create opportunities and environments conducive to professional education, to carry out analysis of their teaching, questioning the epistemological conceptions that underlie, in order to modify the modus operandi of the teaching-learning process. For this, we need to promote the awareness that quality does not exist a priori, it must be negotiated and built, it will have weights and different meanings in each context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentaciónpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subjectFerramentas cognitivaspt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCognitive toolspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleInovando a ação pedagógica mediante o uso de ferramentas cognitivas: potencializando o aprendizadopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta e analisa ferramentas que potencializam a modificabilidade humana, no que tange ao estrutural e ao cognitivo para a aprendizagem e, consequentemente, para a leitura de mundo, auxiliando o docente e o aprendiz com o uso de estratégias cognitivas. Em uma perspectiva construtivista da aprendizagem, pode-se considerar como ferramentas cognitivas ou mindtools, todas as tecnologias ou aplicações facilitadoras da aprendizagem significativa e do pensamento crítico, tendo como foco a reflexão, a construção do conhecimento, a colaboração, a conversação e a articulação. Trata-se de revisão de literatura delineada no contexto da influência das tecnologias, aqui consideradas no sentido amplo da palavra, incluindo as tecnologias de educação, de informação e comunicação, objetivando a ampliação e flexibilidade da cognição humana. Neste trabalho, discute-se o papel de profissionais que, em seu fazer cotidiano, são responsáveis por mediar a aprendizagem, ou seja, a partilha e a construção do conhecimento. Destarte, faz-se necessário criar possibilidades e ambientes propícios aos profissionais da educação, para a realização de análise de sua prática pedagógica, problematizando as concepções epistemológicas que a embasam, para que se modifique o modus operandi do processo ensino-aprendizagem. Para isso, é preciso promover a consciência de que qualidade não existe a priori, ela precisa ser negociada e construída, ela terá pesos e sentidos diferentes em cada contexto.pt_BR
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