Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17944
Título: A permanência no tempo e a aparência de não-metamorfose: contribuições de Ricoeur e Ciampa para uma crítica da identidade
Autor(es): FURLAN, Vinicius
LIMA, Aluísio Ferreira
SANTOS, Beatriz Oliveira
Palavras-chave: Psicologia social
Identidade Metamorfose
Identidade Narrativa
Antonio da Costa Ciampa
Paul Ricoeur
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Psicologia
Citação: FURLAN, V.; LIMA, A. F.; SANTOS, B. O. (2015)
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar as contribuições do filósofo francês Paul Ricoeur e do psicólogo social brasileiro Antonio da Costa Ciampa para a crítica da identidade. Para tanto, trata-se de discutir como os dois autores desenvolveram suas teorias sobre a identidade narrativa e identidade metamorfose. Além disso, o artigo assinala as diferentes categorias desenvolvidas pelos autores (mesmidade e ipseidade; mesmice e mesmidade) ao tratar dos problemas que se depararam: a) permanência da identidade no tempo e b) aparência de não-metamorfose da identidade. Finalmente, é apresentada as proximidades e diferenças em suas perspectivas, de modo a oferecer ao leitor elementos importantes para pesquisas e estudos acerca da identidade na contemporaneidade.
Abstract: The aim of this paper is to present the contributions of the French philosopher Paul Ricoeur and the Brazilian social psychologist Antonio da Costa Ciampa to the critique of identity. In addition, the article points out the different categories developed by the authors (sameness and selfhood) to address the problems encountered: a) the permanence of identity at the time and b) the appearance of nonmetamorphosis of identity. Finally, it is presented the proximities and differences in their perspectives in order to provide the reader with important elements for research and studies about the identity nowadays.
Descrição: FURLAN, Vinicius; LIMA, Aluísio Ferreira; SANTOS, Beatriz Oliveira. A permanência no tempo e a aparência de não-metamorfose: contribuições de Ricoeur e Ciampa para uma crítica da identidade. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 29-39, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17944
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_vfurlanaflimabosantos.pdf395,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.