Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18012
Título: Sociologia ou imaginação: aspectos da recepção do livro O estrangeiro, de Plínio Salgado
Autor(es): RAMOS, Alexandre Pinheiro
Palavras-chave: Plínio Salgado
Romantismo
Sociologia
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: RAMOS, A. P. (2014)
Resumo: O objetivo deste artigo é explorar, analiticamente, a recepção do primeiro romance de Plínio Salgado, O Estrangeiro, publicado em 1926. Em primeiro lugar, situo rapidamente o autor nas redes de sociabilidade das quais fazia parte para, em seguida, recuperar os comentários e críticas feitos ao seu livro, ao longo do ano de publicação, analisando algumas questões suscitadas. Não é minha intenção fazer uma discussão sobre o modernismo, optando, antes, por este enfoque mais restrito, visto que, até o momento, são escassos os trabalhos que abordam de modo detido a recepção do livro O Estrangeiro – geralmente menciona-se apenas seu sucesso na época. Deste modo, tenciono expandir este quadro com o intuito de abarcar as impressões de alguns intelectuais sobre o romance de estreia de Plínio Salgado, evidenciando um pouco mais do impacto causado na época. O Estrangeiro foi, nas palavras de Gustavo Sorá (2010, p. 50), um dos best sellers da década...
Descrição: RAMOS, Alexandre Pinheiro. Sociologia ou imaginação: aspectos da recepção do livro O estrangeiro, de Plínio Salgado. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 125-154, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18012
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_apramos.pdf283,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.