Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18018
Título: Etnografia de uma cidade redesenhada pela pichação/graffiti
Autor(es): BORGES, Zulmira Newlands
GARRABÉ, Laure
DANTAS, Rodrigo Nathan Romanus
Palavras-chave: Etnografia
Pichação/ graffiti
Santa Maria/RS
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: BORGES, Z. N.; GARRABÉ, L.; DANTAS, R. N. R. (2015)
Resumo: Este artigo apresenta alguns itinerários de campo da pesquisa etnográfica em que analisamos as tensões, conflitos, disputas, resistências e também conformidades e deformidades na construção das visibilidades/invisibilidades dos pichadores/ grafiteiros de Santa Maria, cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os dados indicam uma grande efervescência semântica em torno da pichação/graffiti, sendo possível interpretar a cidade como um todo que é partilhado por múltiplas e discordantes percepções individuais, mais especificamente, a pichação/ graffiti como um ponto de encontros discordantes. Entretanto, buscamos neste texto menos a análise de tais tensões, do que refletir sobre como estas (des)orientaram e desviaram nossas interpretações desse fenômeno globalizado em seu contexto local.
Descrição: BORGES, Zulmira Newlands; GARRABÉ, Laure; DANTAS, Rodrigo Nathan Romanus. Etnografia de uma cidade redesenhada pela pichação/graffiti. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 1, p. 119-141, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18018
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_znborgeslgarrabernrdantas.pdf261,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.