Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18369
Tipo: Artigo de Evento
Título: Gestão do conhecimento nas organizações de ensino superior: proposta para construção de uma rede de compartilhamento das práticas docentes na Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Knowledge management in higher education institutios: proposal to build a sharing network of teaching practices at the Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Gestão da informação;Práticas docentes;Redes de compartilhamento;Biblioteconomia;Knowledge management;Information management;Teaching practices;Sharing networks;Information science
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Citação: GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Gestão do conhecimento nas organizações de ensino superior: proposta para construção de uma rede de compartilhamento das práticas docentes na Universidade Federal do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ENANCIB, 2015.
Resumo: A presente proposta foi desenvolvida considerando a análise de se buscar elucidar a importância da disseminação das práticas docentes no ambiente educacional e qual a influência do compartilhamento das referidas práticas para a atuação dos profissionais que atuam em unidades de informação. Como objetivo geral buscou-se avaliar a influência das práticas docentes para a inovação de práticas profissionais na perspectiva da gestão do conhecimento. A pesquisa caracterizou-se como um método descritivo com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Como coleta de dados utilizou-se a entrevista com profissionais que atuam no mercado de Fortaleza. Os resultados parciais apontam que as práticas docentes influenciam de forma direta no cotidiano dos bibliotecários, visto que, por dois anos sua atividade profissional ainda é reflexo das atividades de sala de aula, justificando assim a construção de uma rede compartilhada de práticas docentes exitosas. Conclui-se parcialmente que ainda existe um vasto campo de estudo para pesquisa com redes de compartilhamento na perspectiva das práticas docentes.
Abstract: This present research was developed with aims to explain the importance of the dissemination of teaching practices in the educational environment, and what influence the sharing of these practices would have on the performance of professionals who work in the information field. The broad aim of this research was to evaluate the influence of teaching practices on the creation of new professional practices in the knowledge management field. The research could be described as a descriptive method with a qualitative approach end field research. As for data collection, it was used an interview with professionals from Fortaleza. The partial results indicate that teaching practices can directly influence librarians' daily routine at work, since, for two years, their activities at work are also a reflection of the classroom activities, thus justifying the building of a sharing network of successful teaching practices. It is partly concluded that there is still a vast field to explore and study sharing networks in the context of teaching practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18369
ISSN: 21773688
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mamaguerra.pdf308,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.