Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18423
Tipo: Artigo de Evento
Título: A gestão da informação por meio do prontuário eletrônico do paciente
Autor(es): Farias, Gabriela Belmont de
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Sistema de informação gerencial;Prontuário eletrônico do paciente;Serviços de informação;Sistemas computadorizados de registros médicos
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FARIAS, Gabriela Belmont de; TABOSA, Hamilton Rodrigues; PINTO, Virgínia Bentes. A gestão da informação por meio do prontuário eletrônico do paciente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (SINFORGEDS), 3., 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014.
Resumo: Objetiva-se compreender o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como um elemento integrante de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG), capaz de favorecer o acesso à informação e a tomada de decisões gerenciais nos ambientes hospitalares. Partimos da reflexão sobre como podemos compreender o PEP sob a óptica da gestão da informação e suas possibilidades como gerador de insumos para tomada de decisão tanto em nível local como também numa perspectiva mais abrangente. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental. Abordam-se conceitos e funções dos Sistemas de Informações, dos SIG e de gestão de informação. Os resultados demonstram que o PEP é um instrumento operacional, a partir do qual podem ser produzidas informações gerenciais, podendo operar como elemento de um SIG, integrando outras informações operacionais (pessoal, financeira, material, produção, etc.). Além de servir como fonte de informação sobre o estado de saúde e tratamentos do paciente para os profissionais da saúde, pode constituir-se como elemento de um SIG de extrema utilidade para nortear decisões gerenciais por parte dos administradores de unidades de saúde, e também, como instrumento de consulta e pesquisa para munir de informações e embasar órgãos da Administração Pública, no direcionamento de recursos financeiros e humanos para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas em saúde, de educação em saúde e de informação em saúde, desde que, em seu uso, atente-se para as questões de ética e segurança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18423
ISSN: 23165367 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_gbfarias.pdf448,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.