Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19081
Título em portugués: O ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Autor: Oliveira, Henry Poncio Cruz de
Pinto, Virgínia Bentes
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Palabras clave : Arquitetura da informação
Currículo
Biblioteconomia
LDB
Information architecture
Curriculum
Library
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Revista EDICIC
Citación : OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; PINTO, Virgínia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. O ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Revista EDICIC, Espanha, v. 1, n. 2, p. 334-350, 2011.
Resumen en portugués: Na Sociedade da Aprendizagem, compreender a natureza digital da informação é relevante para o exercício profissional dos bibliotecários, que ampliando sua atuação, tem lidado com a necessidade de criar, organizar, inserir metadados, avaliar usabilidade e acessibilidade para disseminar informações digitais no ambiente web. Este artigo objetiva discutir a criação e implementação da disciplina Arquitetura da Informação nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará Campus Fortaleza e Cariri. Trata-se de uma análise elaborada a partir de observações evidenciadas em sala de aula. A metodologia deste estudo está ancorada na abordagem qualitativa e possui cunho descritivo. Como resultados, apresentamos o processo de construção dos objetivos da disciplina, da ementa e do conteúdo programático.
Resumen en inglés: In the Learning Society, understand the nature of digital information is relevant for librarians, which broadened its performance, it must create, organize, add metadata, and evaluate usability and accessibility to disseminate digital information in environments web. This paper discusses the creation and implementation of the Information Architecture discipline as discipline in courses of Science Librarian of Universidade Federal do Ceará. It is an analysis evidenced from observations in the classroom. The methodology of this study is anchored in the qualitative approach and has a descriptive character. As a result, we present the construction process of the aims of discipline, the menu and the curriculum.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19081
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN : 2236-5753 (online)
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_hpoliveira.pdf218,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.