Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19081
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Oliveira, Henry Poncio Cruz de
Pinto, Virgínia Bentes
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Palavras-chave: Arquitetura da informação;Currículo;Biblioteconomia;LDB;Information architecture;Curriculum;Library
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista EDICIC
Citação: OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; PINTO, Virgínia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. O ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Revista EDICIC, Espanha, v. 1, n. 2, p. 334-350, 2011.
Resumo: Na Sociedade da Aprendizagem, compreender a natureza digital da informação é relevante para o exercício profissional dos bibliotecários, que ampliando sua atuação, tem lidado com a necessidade de criar, organizar, inserir metadados, avaliar usabilidade e acessibilidade para disseminar informações digitais no ambiente web. Este artigo objetiva discutir a criação e implementação da disciplina Arquitetura da Informação nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará Campus Fortaleza e Cariri. Trata-se de uma análise elaborada a partir de observações evidenciadas em sala de aula. A metodologia deste estudo está ancorada na abordagem qualitativa e possui cunho descritivo. Como resultados, apresentamos o processo de construção dos objetivos da disciplina, da ementa e do conteúdo programático.
Abstract: In the Learning Society, understand the nature of digital information is relevant for librarians, which broadened its performance, it must create, organize, add metadata, and evaluate usability and accessibility to disseminate digital information in environments web. This paper discusses the creation and implementation of the Information Architecture discipline as discipline in courses of Science Librarian of Universidade Federal do Ceará. It is an analysis evidenced from observations in the classroom. The methodology of this study is anchored in the qualitative approach and has a descriptive character. As a result, we present the construction process of the aims of discipline, the menu and the curriculum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19081
ISSN: 2236-5753 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_hpoliveira.pdf218,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.