Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125
Título: O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira
Autor(es): LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Material didático
Leitura e produção
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2014
Editor: Eutomia
Citação: LEURQUIN, E. V. L. F. (2014)
Resumo: O espaço da leitura e da produção escrita em sala de aula de português língua estrangeira precisa ser revisto e o primeiro passo deve ser refletir sobre o material didático utilizado. Independentemente do nível do aluno, constatamos que as atividades não condizem com a faixa etária do aprendiz, nem com seus objetivos (GONDIM, 2012). Dificilmente encontramos uma atividade de leitura que ultrapasse o nível da leitura global ou da leitura que conduz os alunos a identificar informações que se encontram na superfície do texto. Para esse artigo, reunimos resultados de pesquisas e de nossas reflexões e sugerimos, a partir da proposta de Cicurel (1991 apud LEURQUIN 2001) uma aula interativa. As atividades analisadas e as propostas feitas têm como âncora o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Os resultados apontam para a necessidade de se repensar a aula “comunicativa” proposta nos materiais utilizados; a importância de ensinar a partir de gêneros textuais, reconhecendo o papel importante do contexto de produção e dos níveis do texto.
Descrição: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia, Recife, v. 1, n. 14, p. 167-186, dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125
ISSN: 1982-6850
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_evlfleurquin.pdf474,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.