Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19150
Título: A arquitetura iconizante de "Luz do sol"
Autor(es): SARAIVA, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Canção
Luz do sol
Iconismo
Data do documento: 2014
Citação: SARAIVA, J. A. B. (2014)
Resumo: O propósito deste artigo é analisar a canção Luz do sol, de Caetano Veloso, para verificar o seu suposto caráter icônico. O efeito iconizante desse texto parece já se evidenciar no tratamento melódico dedicado à letra, apreensível mesmo numa escuta despreocupada, mas não só. O lexema luz, por exemplo, aparenta exercer papel de destaque em toda a composição, figurando como seu centro iconizante sob vários aspectos: sintático, semântico, estrófico, fônico e tonal. Promovemos aqui, então, uma análise minudente dessa canção, examinando-lhe a letra, sintática e semanticamente, a estruturação estrófica, a seleção lexical, a composição fônica e a ordenação tonal, para averiguar o grau de investimento em sua arquitetura iconizante.
Descrição: SARAIVA, José Américo Bezerra. A arquitetura iconizante de "Luz do sol". Estudos Semióticos, Butantã, v. 10, n. 2, p. 26-36, dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19150
ISSN: 1980-4016
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_jabsaraiva.pdf257,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.