Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19197
Título: O fenômeno da precarização laboral: uma investigação sobre as professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza
Autor(es): SOUZA, Karlinne de Oliveira
AQUINO, Cássio Adriano Braz de
Palavras-chave: Psicologia do Trabalho
Precarização
Trabalho docente
Data do documento: 2015
Editor: Congresso Latinoamericano de Sociologia
Citação: SOUZA, K. O.; AQUINO, C. A. B. (2015)
Resumo: O artigo analisa o processo de precarização laboral vivenciado pelas professoras da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza, Brasil. A base teórica da pesquisa aponta para uma nova configuração da realidade laboral e caracteriza um cenário demarcado por mudanças nas formas de contratação, intensificação do trabalho e aceleração dos tempos. Tal cenário compõe o que compreendemos por precarização laboral. A pesquisa tem caráter qualitativo. Para construção dos dados, utilizamos observação e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados, orientada pela análise de conteúdo, permitiu-nos identificar o processo de precarização através do viés da intensificação laboral. As categorias de análise se agruparam nos blocos temáticos: complexidade de demanda de atuação na escola; cooperação familiar e questão social; Educação Inclusiva; condições e organização do trabalho. A partir destes temas, atentamos em como o processo de precarização laboral, aqui representado pela intensificação do trabalho, é compreendido a partir dessas categorias.
Descrição: SOUZA, Karlinne de Oliveira; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. O fenômeno da precarização laboral: uma investigação sobre as professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 30., 2015, Costa Rica. Anais... Costa Rica: ALAS, 2015. p. 01-12.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19197
ISBN: 978-9968-9502-4-4
Aparece nas coleções:DPSI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_cabaquino.pdf129,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.