Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19306
Título: O sentimento de consumidores e o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Matias, Clara Pinto
Orientador(es): Simonassi, Andrei Gomes
Palavras-chave: Mercado de capitais
Política monetária
Data do documento: 2015
Citação: MATIAS, Clara Pinto (2015)
Resumo: Considerando a importância e tradicional relevância em estudos internacionais das variáveis qualitativas sobre os indicadores de mercado, o estudo investiga a dinâmica do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas em um comparativo com o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo para as empresas de capital aberto no Brasil. Em particular, aplica-se um modelo autorregressivo com valor limite seguindo a proposta de Caner e Hansen (2001) a duas versões do ICC de acordo com a renda dos consumidores e ao Índice da Bolsa de Valores de São Paulo IBOVESPA. Os resultados obtidos permitem inferir que muito embora os Índices de Confiança sejam variáveis qualitativas importantes na literatura internacional quando de um estudo das flutuações do mercado, em países em desenvolvimento como o Brasil, mesmo com elevado grau de associação com o índice de mercado, sua elevada volatilidade e a diferença de dinâmica advinda do otimismo exacerbado ou percepção equivocada dos consumidores se mostra como o maior entrave à realização de um exercício de previsão acurado.
Abstract: Considering the importance and relevance in traditional international studies of qualitative variables on market indicators, the study investigates the dynamics of the Consumer Trust Index (ICC) of the Getulio Vargas Foundation in a comparison with the index of the São Paulo Stock Market for publicly traded companies in Brazil. In particular, it applies one autoregressive model with threshold value following the proposal of Caner and Hansen (2001), the two versions of the ICC in accordance with the income of consumers and the index of the São Paulo Ibovespa Stock Market. The results allow us to conclude that although the Trust Indices are important qualitative variables in the international literature as a study of market fluctuations, in developing countries like Brazil, even with a high degree of association with the market index, its high volatility and the dynamics arising from the difference exacerbated optimism or misperception of consumers shown as the biggest obstacle to the implementation of an accurate forecasting exercise.
Descrição: MATIAS, Clara Pinto. O sentimento de consumidores e o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto / Clara Pinto Matias. - 2015. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2015. 36f.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19306
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_cpmatias.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.