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dc.contributor.advisorArruda, João Bosco Furtado-
dc.contributor.authorMuller, Luiz Neto Paiva e Silva-
dc.date.accessioned2016-08-31T18:14:20Z-
dc.date.available2016-08-31T18:14:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMULLER, L. N. P. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19318-
dc.descriptionMULLER, L. N. P. S. Gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Juazeiro do Norte, Ceará: uma abordagem à luz da política nacional de resíduos sólidos. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAn ineffective and inefficient Municipal Solid Waste (MSW) management causes numerous problems, requiring stakeholders the planning of sustainable initiatives in order to mitigate the negative impacts, enhance positive impacts and meet the National Policy of Solid Waste (PNRS). This thesis aims to diagnose and propose solutions for the MSW management in Juazeiro do Norte, Ceará. The methodology is qualitative and quantitative, using some stages of Checkland’s systemic methodology SSM, PNRS settings, quantitative projection techniques, AHP decision-making method, sustainability criteria and secondary information and data. The diagnosis points out that the city of Juazeiro do Norte, in the state of Ceará, has problems of almost no sorting at source, lack of selective collection, inefficiency integration between participants of the production chain and break of the regulatory hierarchy due to the lack of MSW treatment units, causing major negative environmental impacts and a significant loss of solid waste with economic value and potential for job creation. It is estimated that in the next 20 years if nothing is done, the waste collected and buried in the landfill of Juazeiro do Norte in this period, will occupy an area equivalent to 22 soccer fields (153,212 m2) and will emit approximately 159,341 tons of methane and 437,195 tons of carbon dioxide that will extend over the next 40 years. Thus, in order to propose a solution, this study evaluates the results obtained on different criteria (environmental, economic, social, technical and regulatory) in five different MSW treatment alternatives based on good practices present in Brazil and the world and which mix mechanical, biological and thermal treatment plants, being divided into centralized and decentralized models. Based on the results, the alternatives 03 (decentralized sorting centers and anaerobic digesters) and 01 (decentralized sorting centers and composting plants) are the MSW treatment options more favorable to Juazeiro do Norte, with a percentage of 25.11% and 24.97%, respectively. The decentralized alternatives 01 and 03 have an advantage over the centralized alternatives 04, 02 and 05 due mainly to higher job creation and technical feasibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos - Políticaspt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleGestão integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Juazeiro do Norte, Ceará: uma abordagem à luz da política nacional de resíduos sólidos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem o objetivo de diagnosticar e propor soluções para a gestão do setor de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em um município de médio porte. A gestão ineficaz e ineficiente dos RSU causa inúmeros problemas, exigindo dos atores envolvidos inciativas sustentáveis de melhorias, de forma a mitigar os impactos negativos, potencializar os impactos positivos e atender a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). O diagnóstico destaca que o município de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, apresenta problemas de quase inexistência de triagem na origem, falta de coleta seletiva, deficiência de integração entre participantes da cadeia produtiva e quebra da hierarquia regulatória devido à falta de unidades de tratamento, causando grandes impactos ambientais negativos e perda significante de resíduos com valor econômico e potencial de geração de empregos. Estima-se que nos próximos 20 anos, caso nada seja feito, os resíduos coletados e enterrados no aterro de Juazeiro do Norte nesse período ocuparão uma área equivalente a 22 campos de futebol (152. 278 m2) e emitirão aproximadamente 1,584 e+5 toneladas de gás metano e 4,345 e+5 toneladas de gás carbônico que se estenderão nos próximos 40 anos. Assim, a fim de propor uma solução, o presente estudo avalia os resultados de diferentes critérios (ambiental, econômico, social, técnico e regulatório) obtidos em 5 alternativas de tratamento de RSU definidas a partir de boas práticas presentes no Brasil e no Mundo mesclando unidades de tratamento mecânico, biológico e térmico, e divididas em modelos centralizado e descentralizado. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando algumas etapas da metodologia sistêmica de solução de problemas SSM de Peter Checkland, definições da PNRS, técnicas quantitativas de projeção, método de apoio à decisão AHP, critérios de sustentabilidade e inúmeras informações e dados secundários. Baseado nos resultados obtidos, conclui-se que as alternativas 03 (centro de triagem e digestor anaeróbico descentralizados) e 01 (centro de triagem e unidade de compostagem descentralizados) são as opções de tratamento de RSU mais favoráveis para Juazeiro do Norte, com percentual de 25,11% e 24,97%, respectivamente. As alternativas descentralizadas 01 e 03 levam vantagem sobre as alternativas centralizadas 04, 02 e 05 devido, principalmente, à maior geração de empregos e viabilidade técnica.pt_BR
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