Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1937
Título: Processos de assoreamento do Porto do Mucuripe
Autor(es): Morais, Jader Onofre de
Palavras-chave: Sedimentação e depósitos - Fortaleza - CE
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MORAIS, J. O. de (1972)
Resumo: O Porto do Mucuripe está situado na enseada do mesmo nome, no município de Fortaleza (Estado do Ceará - Brasil), possuindo um canal de acesso de 1.000 m de extensão, 150 m de largura, com profundidade média de 8 m. O cais acostável tem uma extensão de 356 m em concreto armado, na orientação leste-oeste. Esta área portuária tem sido alvo de correntes que, associadas aos mecanismos de sedimentação vigentes, levam a evoluir constantemente a bacia principal de acesso a navios, tornando às vezes, inviável o tráfego marítimo de grande tonelagem. No presente trabalho são considerados o mapeamento e distribuição das fácies sedimentares, os processos de assoreamento na bacia de evolução do porto e as condições de sedimentação do material em suspensão.
Descrição: MORAIS, Jader Onofre de. Processos de assoreamento do Porto do Mucuripe. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 139-149, dez. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1937
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_jodemorais.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.