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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Silvana Maria Calixto de-
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.date.accessioned2016-09-05T11:38:20Z-
dc.date.available2016-09-05T11:38:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Silvana Maria Calixto de; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Revisitando os parâmetros do processo de recategorização. ReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 25, p. 295-315, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19416-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectRecategorizaçãopt_BR
dc.titleRevisitando os parâmetros do processo de recategorizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, a partir do estudo pioneiro de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) sobre o processo referencial da recategorização, fazemos uma incursão pela trajetória de desenvolvimento desse objeto de estudo no âmbito da Linguística Textual, com o objetivo de promover uma discussão sobre os parâmetros de tratamento desse processo na literatura da área da referenciação. Para o cumprimento desse propósito, apresentamos os estudos desenvolvidos sob o lastro da concepção de recategorização, fixando-nos em dois momentos: i) o das abordagens textual-discursivas e ii) o das abordagens cognitivo-discursivas. Esses momentos não são concebidos como antagônicos, mas como complementares, admitindo-se também a possibilidade de seu entrecruzamento. Não obstante, cada um deles tem um foco diferenciado, que abrange, respectivamente, a função das expressões referenciais recategorizadoras na cadeia textual/discursiva e a construção e processamento dessas ocorrências. Assim sendo, como parte do primeiro momento, destacamos os trabalhos de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) e de Matos (2005). Como parte do segundo, figuram os trabalhos de Marcuschi e Koch (2002), Cavalcante (2005), Lima (2003; 2009; 2011), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011). As discussões realizadas em torno do processo de recategorização, a partir da literatura da área, permitiu-nos chegar à constatação de que houve uma evolução nos parâmetros de definição do referido objeto de estudo, para o qual hoje convergem necessariamente aspectos de ordem textual, discursiva e cognitiva, em consonância com uma concepção sociocognitiva do texto assumida na atualidade pela Linguística Textual.pt_BR
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