Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1946
Título: Estudo biométrico do pargo, Lutjanus purpureus Poey, do Norte e Nordeste do Brasil
Autor(es): Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Ivo, Carlos Tassito Correa
Lima, Hermínia de Holanda
Fonteles Filho, Antonio Adauto
Palavras-chave: Lutjanus purpureus
Peixe - Tamanho - Brasil - Norte
Peixe - Tamanho - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: GESTEIRA, T. C. V.; IVO, C. T. C.; LIMA, H. de H.; FONTELES FILHO, A. A. (1972)
Resumo: O pargo, Lutjanus purpureus Poey, tem sua distribuição geográfica limitada ao Mar Caribe, costa das Guiarias até o Brasil (Rivas 1966). Neste trabalho se apresenta uma análise biométrica desta espécie, visando uma caracterização da população que se acha submetida à pesca, ao largo da costa norte e nordeste do Brasil. O material utilizado na realização deste estudo foi capturado ao largo da costa norte e nordeste do Brasil, e coletado nas indústrias pesqueiras sediadas em Fortaleza (Ceará - Brasil), tendo sido identificado com base em Rivas (1966) e Cervigón (1968). Constou de 105 indivíduos, 52 machos e 53 fêmeas, com comprimento total variando de 27,7 a 77,7 cm. As diversas medições, contagens e identificação de sexos foram efetuadas em laboratório. As medidas lineares, apresentadas no diagrama explicativo foram tomadas com paquímetro de aço (aproximação de 0,1 mm), estando os indivíduos em extensão normal, com a boca fechada, sobre o flanco direito, numa superfície plana. As pesagens foram efetuadas em balança com precisão de 0,1 g.
Descrição: GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos et al. Estudo biométrico do pargo, Lutjanus purpureus Poey, do Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 127-131, dez. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1946
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_tcvgesteira.pdf296,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.